Header Ads

Roberto Bolaños comemora 84 anos nesta quinta


NT
http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20130221144110.jpg
Nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, Roberto Gómez Bolaños comemora 84 anos de idade.

Ele é mais conhecido como Chespirito, renomado escritor, ator, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano, autor dos fenômenos "Chaves" e "Chapolin", exibidos há décadas em vários países, entre eles o Brasil, pelo SBT.

Bolaños nasceu em 1929 na Cidade do México e começou sua carreira como escritor no rádio e televisão durante a década 50. Também escreveu roteiros no cinema e começou a trabalhar como ator em 1960, no filme "Dos Locos en Escena". Paralelo a isso, seguiu escrevendo e ajudando em scripts para a televisão mexicana.

O apelido Chespirito foi dado pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare - "Chespirito" é o formato diminutivo e em castelhano do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir).



Os maiores sucessos de Roberto Gómez Bolaños começaram a nascer a partir de 1968, quando escreveu o programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Além de roteirizar a atração, Chespirito atuou ao lado de Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves, que mais adiante se tornariam o Seu Madruga, Professor Girafales e Chiquinha, respectivamente.

Em 1970, tal programa teve sua duração aumentada, surgindo então o Chapolin Colorado. Um ano depois, foi criado o personagem Chaves. Os dois funcionaram tão bem, que as esquetes viraram séries independentes com 30 minutos de duração a partir de 1973.

Daí pra frente, "Chaves" e "Chapolin" se tornaram sucessos mundiais, sendo exibidos até hoje em mais de 90 países.



Em 2011, Roberto Gómez Bolaños entrou para o Twitter, e atualmente possui quase 5 milhões de seguidores.

No ano passado, ganhou uma homenagem pelos seus 40 anos de carreira, com o evento "América Celebra a Chespirito", que passou por 17 nações, entre eles México, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, Peru e Nicarágua.

Bolaños é casado com Florinda Meza, a Dona Florinda, e possui seis filhos - todos com a ex-mulher, Graciela Fernandez.
Tecnologia do Blogger.