Header Ads

Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por ofensa a jornalista da Globo

NT
http://natelinha.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/58637d859d78de4d1d8192fc4e7aee7f.jpg
O apresentador do "Domingo Espetacular", da Record, Paulo Henrique Amorim, foi condenado à prisão devido a ofensas ao jornalista Heraldo Pereira, da Globo.

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S. Paulo”, a pena é de um ano e oito meses de reclusão, sob a acusação de “injúria preconceituosa”, que será revertida por pena restritiva de direito, que ainda será definida.

Como Paulo Henrique já tem 70 anos, completados em fevereiro, os desembargadores diminuíram a pena em três meses, "diante da atenuante de senilidade" prevista em lei.

A advogada do apresentador, Maria Elizabeth Queijo, disse que irá recorrer da decisão: "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas".

No ano de 2009, em seu blog “Conversa Afiada”, Amorim disse que Heraldo era "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".

Em 2012, ele foi condenado a se retratar em jornais e revistas, pagando anúncios do próprio bolso, por conta da declaração.

Tecnologia do Blogger.