Header Ads

Instituto Ibope terá novo dono; entenda

Natelinha

O instituto Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) terá novo dono. Há mais de quatro décadas nas mãos da família Montenegro, ela está vendendo a maior parte de suas ações na empresa para um grupo inglês, o WPP.

De acordo com informações da coluna Outro Canal, os sócios do Velho Continente já tem 44% das ações do Ibope Mídia, que engloba, dentre várias atividades, a medição de audiência na TV do Brasil. E agora, o grupo está adquirindo mais 40% das ações, o que lhes dará a posição de majoritários.

A mesma empresa, que é dona da Kantar Media, também está comprando cerca de metade das ações do Ibope Inteligência, mas que não tem nada a ver com a medição de audiência na televisão aberta. A atividade dessa vertente do Ibope está relacionada à pesquisa de consumo, opinião pública e pesquisa eleitoral.
A consumação da venda, de fato, deve ser anunciada até o final do mês de outubro.

Ainda de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a negociação no que se refere às cifras ultrapassa a bagatela de R$ 400 milhões. O processo já está em fase final, passando por auditoria interna.

A Band e a Record já estão renovando seus contratos com o Ibope por mais três anos. Coincidentemente, os investimentos do grupo britânico chegam num momento em que o alemão GfK começa a dar expediente no Brasil para concorrer com o Ibope. Concorrência esta, aliás, que não tem há pelo menos 10 anos com a extinção do Datanexus, que era financiado por Silvio Santos.
Tecnologia do Blogger.